ESTUDO COMPARATIVO DA FASE MOTORA ESPECIALIZADA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEM DEFICIÊNCIA
Elenice de Oliveira Teixeira Araújo, Alaércio Perotti Junior
O presente estudo teve por objetivo comparar e analisar o desenvolvimento motor de habilidades fundamentais: correr e arremessar e sua combinação em crianças de 8 a 11 anos com e sem deficiência intelectual. A faixa etária foi escolhida pelo fato de que as crianças deveriam se encontrar na fase dos movimentos especializados. Participaram do estudo 2 grupos, com sete crianças cada, formados por GSI (sem deficiência intelectual) e GDI (com deficiência intelectual) A tarefa foi correr e arremessar uma bola de tênis o mais longe possível. O registro efetuado foi o padrão de movimento utilizado para a execução da tarefa, a análise utilizou-se de check-list para a ação dos braços, tronco e pés. Todos os indivíduos combinaram os padrões. O padrão das crianças com deficiência intelectual não foi qualitativamente diferente das crianças sem deficiência.
Palavras-chave: Desenvolvimento motor; combinação de habilidades motoras; deficiência intelectual.
Elenice de Oliveira Teixeira Araújo, Alaércio Perotti Junior