O CARATÊ COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rafael Câmara Leandro, Ralciney Márcio Carvalho Barbosa, Marcelo Viana Azevedo, Carminda Maria Goersch Fontenele Lamboglia, Danilo Lopes Ferreira Lima.
A violência, a intolerância, a indisciplina, o desrespeito e a falta de ética são encontrados de forma comum em crianças e adolescentes no atual ambiente escolar. Esses comportamentos, muitas vezes, são extraídos de um ambiente em que os pais perderam o controle e isso se reflete na formação de um novo indivíduo. Para a busca do equilíbrio dessa juventude, pode-se usar a arte marcial, especificamente o Caratê, como alternativa para melhoria daqueles comportamentos. Com sua filosofia, princípios e disciplina, esse esporte pode ajudar as crianças a se encontrarem no mundo em que vivem, facilitando o relacionamento com pais, professores e pessoas que estão no seu convívio diário. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do Caratê e de sua filosofia nas relações interpessoais no ambiente escolar. A pesquisa se caracteriza como um estudo de campo, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado com 30 pais e pessoas ligadas ao corpo docente da escola, pertencentes ao convívio diário de alunos que praticam regularmente o Caratê há mais de três meses. 22 colaboradores (75%) concordam que o Caratê contribuiu muito para o controle da violência na criança; 8 (27%) dizem que a contribuição do Caratê foi razoável e 0 (0%) negaram a contribuição da modalidade. Diante do que foi exposto, das informações coletadas, verificou-se que a prática do Caratê na escola beneficiou seus praticantes nas relações interpessoais dentro do ambiente familiar e escolar, gerando fatores positivos nas regras do bom convívio.
Palavras-chave: Caratê; relação interpessoal; comportamento; filosofia; crianças.
Rafael Câmara Leandro, Ralciney Márcio Carvalho Barbosa, Marcelo Viana Azevedo, Carminda Maria Goersch Fontenele Lamboglia, Danilo Lopes Ferreira Lima.