BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

O JOGO DE DAMAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Sara Quenzer Matthiesen, Márcio Kazuhiko Kamimura, Guy Ginciene, Thaís Yuri Jô Santos, Juliana Cardoso Daniel.

Resumo

Em busca de estratégias que contribuam para o ensino do atletismo na escola desenvolvemos o jogo “Damas na pista”. Pautado em pesquisa bibliográfica inicial, procedemos, num segundo momento, com a confecção desse jogo que é uma adaptação do jogo de damas tradicional. A fim de verificarmos sua viabilidade como um recurso didático-pedagógico em aulas de Educação Física, submetemos alunos da 7a. série do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Rio Claro/SP à sua aplicação e a um questionário para a sua avaliação. Os resultados demonstram que os alunos além de ampliarem seus conhecimentos acerca do atletismo se divertiram jogando “Damas na Pista”, levando-nos a concluir que esse jogo é um recurso didático pedagógico viável para o ensino do atletismo na escola.

Palavras-chave: Atletismo; Educação Física escolar; recurso didático-pedagógico.

Abstract
Palavras Chave

Sara Quenzer Matthiesen, Márcio Kazuhiko Kamimura, Guy Ginciene, Thaís Yuri Jô Santos, Juliana Cardoso Daniel.

Pesquisar artigos

Publicações