BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA VISÃO DO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Marianna de Freitas Maia, Gabriel Andrade Paz

Resumo

Os Parâmetros curriculares nacionais (PCNs) foram elaborados com o intuito de estabelecer uma referência curricular e apoiar à revisão e/ou elaboração da proposta curricular dos estados, escolas e professores integrantes dos sistemas de ensino. Entretanto, a aplicabilidade dos PCNs está mais vinculada à esfera política do que na realidade das aulas de Educação Física (EF). Logo, o objetivo do estudo foi verificar a associação entre as orientações dos PCNs para com as aulas de EF no Ensino Fundamental segundo afirmação de seus docentes. A amostra foi composta por 10 docentes de EF que atuam do 1° ao 9 ° ano do Ensino Fundamental em escolas públicas nos bairros de Sulacap, Magalhães Bastos e Realengo do município do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada através de uma entrevista social com questões referentes aos temas: diversidade de conteúdos, pluralidade cultural, sociabilidade e temas transversais. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica da análise de discurso em adequação com os dados qualitativos obtidos. De acordo com os resultados, verificou-se haver associação em alguns aspectos, como por exemplo, a sociabilidade, onde prevaleceu à utilização do diálogo para mediar conflitos, e no tema diversidade de conteúdos e pluralidade cultural, no qual 6 docentes afirmaram utilizar orientações presentes nos PCNs como referencial para elaboração do currículo da EF. Todavia o estudo não identificou se os docentes conhecem as orientações dos PCNs, ou seja, essa relação pode ocorrer de forma não intencional e superficial. Desta forma, outros fatores identificados nas respostas podem interferir nessa relação, como por exemplo, o tempo de formação, o nível de atualização profissional e a realidade do local de trabalho. Logo, sugere-se a realização de novos estudos correlacionando variáveis associadas aos aspectos supracitados com o tema abordado no presente estudo.

Palavras-chave: Parâmetros curriculares nacionais; Educação Física; ensino fundamental; escola.

Abstract
Palavras Chave

Marianna de Freitas Maia, Gabriel Andrade Paz

Pesquisar artigos

Publicações