BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A INOVAÇÃO CURRICULAR: UMA QUESTÃO DE )IN)COERÊNCIA?

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Felipe Augusto Laurindo de Oliveira, Monara Yrma de Freitas Coutinho, Liana Maria Carvalho Braid, Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro, Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gomes

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre o texto do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a prática docente no processo de ensino-aprendizagem em um curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior particular no município de Fortaleza. Participaram da pesquisa, treze professores do Curso de Educação Física. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista. Os dados coletados foram organizados em três categorias de análise: conhecimento dos docentes acerca do PPC; práticas pedagógicas e as estratégias de ensino e avaliação; coerência entre as práticas pedagógicas e o descrito no PPC. Concluiu-se que parece haver ainda dificuldades para os professores se fundamentarem no PPC para estabelecer as estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem e estratégias de avaliação, pois os docentes afirmaram que utilizam como base para a escolha de suas metodologias, suas preferências pessoais e/ou contextos pontuais da sua sala de aula.

Palavras-chave: Currículo; metodologias de ensino e avaliação; docência.

Abstract
Palavras Chave

Felipe Augusto Laurindo de Oliveira, Monara Yrma de Freitas Coutinho, Liana Maria Carvalho Braid, Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro, Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gomes

Pesquisar artigos

Publicações