BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PROCEDIMENTO E CONCEITO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DA CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Rodrigo Romero Faria Santos; Irene Conceição de Andrade Rangel

Resumo

O presente artigo demonstra os principais aspectos de uma proposta de construção pedagógica e didática de forma colaborativa e participativa na compreensão do procedimento e conceito da Educação Física escolar no ensino fundamental, com professores da rede estadual paulista no município de Rio Claro - SP, descrevendo as principais etapas e sugerindo formas de intervenção pedagógica colaborativa com professores de Educação Física. Os objetivos do trabalho colaborativo justificam-se pela utilização das experiências dos professores, reconstruindo algumas percepções e proporcionando reflexões de forma participativa. As intervenções foram realizadas através de encontros com os professores participantes para debater, ouvir, compreender e interpretar situações apresentadas de acordo com o procedimento e conceito, conforme referencial teórico utilizado. Ao total foram realizados seis encontros com cada professor, dois deles, encontros coletivos. Nos dois primeiros encontros foram realizadas leituras prévias de textos, discussões e explicações sobre os conteúdos selecionados. Nos encontros de elaboração do material didático os professores recebiam uma folha padronizada para elaborar e descrever atividades didáticas e então iniciar o objetivo de construção do plano didático de trabalho. As aulas eram elaboradas pelos professores especificamente em três encontros. Os resultados mostraram as etapas para um trabalho pedagógico de capacitação, os pontos positivos das reflexões, dificuldades e compreensões transformadas ao longo dos encontros pedagógicos. Ficou evidente a ênfase e o melhor entendimento para o procedimento da Educação Física escolar demonstrada pelos professores e a dificuldade de alguns professores em entender e aplicar nos planos de ensino o conceito da Educação Física para o ensino fundamental. Como revelado pelos professores a interação contribui para aprendizagens, principalmente relacionadas aos conteúdos que representam dificuldades particulares. Ao trocar informações, metodologias e experiências o professor sente-se mais seguro, realizado e motivado para novas práticas.

Palavras-chave: Educação Física escolar; didática; conceito; procedimento.

Abstract
Palavras Chave

Rodrigo Romero Faria Santos; Irene Conceição de Andrade Rangel

Pesquisar artigos

Publicações