PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO SESI-SP E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIFICULDADES ENCONTRADAS E INFRAESTRUTURA OFERECIDA
Daniel Teixeira Maldonado, Ana Lucia Castilho da Mota, Sofia de Aguiar Angeli, Ana Martha de Almeida Limongelli, Eduardo Augusto Carreiro.
O objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades encontradas e a infraestrutura oferecida aos professores de Educação Física Escolar que atuam no ensino médio do SESI-SP e realizam uma prática pedagógica diferenciada. A amostra foi composta por onze professores de Educação Física Escolar do Ensino Médio que atuam no SESI-SP. A coleta dos dados ocorreu via questionário. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Os resultados mostraram que em sua maioria, os professores não indicaram ter dificuldades em suas aulas, dos que indicaram dificuldades, essas foram relacionadas principalmente à falta de interesse dos alunos. O SESI-SP oferece aos professores uma proposta pedagógica sólida, cursos de formação continuada anuais e uma infraestrutura rica em possibilidades de ensino, explicando a prática pedagógica diferenciada realizada por esses professores demonstrada em pesquisas anteriores.
Palavras-chave: Educação Física escolar; ensino médio; prática pedagógica;
Daniel Teixeira Maldonado, Ana Lucia Castilho da Mota, Sofia de Aguiar Angeli, Ana Martha de Almeida Limongelli, Eduardo Augusto Carreiro.