PROGRAMA SONHOS E TIMES JOVENS LÍDERES: IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO NO PROTAGONISMO JUVENIL E NA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS DE TRABALHO COM ESPORTE EDUCACIONAL
Everaldo Cortes, Rodrigo Paiva, Ambleto Ardigó Júnior, Adriano José Rossetto Júnior, Raquel Clementino.
O Instituto Esporte e Educação (IEE) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que, há 10 anos, atua no sentido de contribuir com a formação do cidadão crítico, participativo e transformador de sua realidade, por meio da Educação Física e esportes, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda. Diariamente nos núcleos esportivos socioeducativos o IEE atende crianças e jovens oferecendo atividades de esporte educacional. Especial atenção tem sido direcionada ao público juvenil (14 a 18 anos). Uma das estratégias adotadas foi a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de Jovens. Dentre as ações realizadas pelo GT está o Programa Sonhos e Times Jovens Líderes. O objetivo desta pesquisa foi identificar o impacto do Programa Sonhos e Times Jovens Líderes em 13 alunos, da zona sul da cidade de São Paulo, formados pelo programa que tem, dentre outros objetivos, capacitar jovens para o exercício da cidadania, autonomia e liderança comunitária e para o engajamento em projetos sociais, especialmente, em programas esportivos. O trabalho verificou as implicações do Programa Sonhos e Times Jovens Líderes na atuação comunitária, atividade de tempo livre, envolvimentos em ações em programas esportivos e a forma como os jovens, que passaram pelo programa de capacitação, são vistos por seus pares. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas aos 13 jovens. Os resultados demonstram que o Programa Sonhos e Times Jovens Líderes impactou positivamente a vida dos jovens, favorecendo o envolvimento destes jovens em atividades comunitárias, ampliando a compreensão de seu papel de cidadão, modificando suas práticas de lazer passivas – substituídas por práticas esportivas. O principal impacto identificado foi a adoção de uma postura ativa dos jovens, incluindo o engajamento na capacitação de outros jovens líderes.
Palavras-chave: Protagonismo juvenil; esporte educacional; esporte educacional para jovens.
Everaldo Cortes, Rodrigo Paiva, Ambleto Ardigó Júnior, Adriano José Rossetto Júnior, Raquel Clementino.