RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Mateus Camargo Pereira, Lia Polegato Castelan
O debate sobre as diferenças de gênero na Educação Física escolar e sua abordagem no ensino de diversos conteúdos da cultura corporal tem ganhado destaque nas pesquisas da área nos últimos anos. Tal quadro mostra convergências com o crescimento da participação feminina em diversos espaços outrora associados ao masculino, com destaque para profissões e práticas corporais que utilizam predominantemente a força física, como os trabalhos braçais e o futebol, por exemplo. O debate na Educação Física escolar avança na formulação de alternativas metodológicas para o ensino dos conteúdos da cultura corporal em direção à igualdade entre os gêneros masculino e feminino. Este artigo objetiva levantar possibilidades pedagógicas para a abordagem dos conteúdos esporte, lutas e dança na Educação Física escolar a partir de grupos mistos. É resultado de uma pesquisa desenvolvida durante o ano de 2007, em quatro turmas de 6º ano do ensino fundamental numa escola pública estadual de Paulínia – SP. Utilizando como método a pesquisa-ação (Thiollent, 2000) apresentamos aos estudantes atividades nas quais as diferenças de gênero fossem identificadas, debatidas e superadas. Os resultados nos mostraram que os estereótipos de gênero estão muito presentes socialmente, mas que por meio de atividades dirigidas pelo professor de Educação Física podem ser problematizados em busca de sua superação. O estudo também mostrou que atividades com forte caráter competitivo podem exacerbar os preconceitos de gênero. Os resultados encontrados na investigação são apontamentos iniciais para o aprofundamento dos trabalhos na temática, indo ao encontro das expectativas de igualdade entre os gêneros que buscamos construir na sociedade brasileira através de nossa prática profissional.
Palavras-chave: Educação Física escolar; relações de gênero; aulas mistas.
Mateus Camargo Pereira, Lia Polegato Castelan