RITUAIS ESCOLARES: OS JOGOS E ‘OLIMPÍADAS’ SOB O OLHAR DOS ALUNOS
Thaise Ramos Varnier, Fernanda Gonçalves Rios, Etyelle Laurindo Ribeiro, Ana Gabriela Alves Medeiros, Otávio Guimarães Tavares da Silva
Os Jogos Olímpicos são considerados como um dos rituais seculares da modernidade. Como tal, influenciam as mais variadas competições esportivas, entre elas as Olimpíadas escolares. Este artigo possui como objetivo compreender os valores que orientam os Jogos escolares e a participação dos alunos envolvidos. Uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com uso de observações, entrevistas e questionários, foi realizada em dois Jogos de escolas particulares de orientação confessional de municípios da grande Vitória. Pode ser observada a ritualização de valores ‘olímpicos’ e dos valores das próprias escolas. Concluímos que entre os alunos coexistem orientações em relação a valores tradicionais (respeito e paz) e hedonístico (prazer e diversão).
Palavras-chave: Jogos; valores; alunos.
Thaise Ramos Varnier, Fernanda Gonçalves Rios, Etyelle Laurindo Ribeiro, Ana Gabriela Alves Medeiros, Otávio Guimarães Tavares da Silva