BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

VIVENCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA CONSTRUÇÃO CONJUNTA PROFESSOR – ALUNO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Juan Parente Santos, Pedro Jusselino Filho, Ialuska Guerra, Joamira Pereira de Araújo, Maria Engrácia Loiola

Resumo

A necessidade e a importância da Educação Física na escola, entre os que atuam na área, sem dúvida estão consolidadas, no entanto, verifica-se ainda a necessidade de maiores esclarecimentos e um reconhecimento social mais amplo que não ocorrerá com discursos de convencimento, mas principalmente com práticas pedagógicas eficazes e capazes de evidenciar o verdadeiro papel educativo que se deve a dar a Educação Física. Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar as vivencias nas aulas de Educação Física de alunos do ensino médio de uma instituição pública federal a partir de uma intervenção metodológica de construção conjunta professor – aluno. O estudo desenvolvido se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de intervenção, envolvendo estudantes do ensino médio de uma instituição da rede pública federal de ensino. A amostra foi escolhida através de um sorteio que apontou o 2º ano do ensino médio como grupo a ser pesquisado, sendo aplicados 33 questionários e sorteados aleatoriamente 10 questionários para serem analisados segundo a metodologia qualitativa de interpretação do mapa de associação de ideias. O estudo demonstra que ensino centrado não em conteúdos, mas em experiências e habilidades, favorece a ampliação da compreensão do que sejam saberes escolares, no entanto também aponta que as  relações hierárquicas entre as diferentes áreas de conhecimento, ainda permanecem.

Palavras-chave: Educação Física; ensino-aprendizagem; metodologia.

Abstract
Palavras Chave

Juan Parente Santos, Pedro Jusselino Filho, Ialuska Guerra, Joamira Pereira de Araújo, Maria Engrácia Loiola

Pesquisar artigos

Publicações