EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONFRONTO ENTRE OS ATORES
Zeniclay Jean Lafetá Almeida Lima, Marúcia Carla D’Afonseca, Eudes Cardoso Santos, Maria de Fátima de Matos Maia, Maria Christina Soares Gomes.
Este estudo apresenta uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física do Ensino Médio em escolas públicas e privadas. Nesta pesquisa foram consideradas as propostas da Educação, bem como as práticas pedagógicas do professor de Educação Física Escolar. Para a realização da pesquisa de campo, foi aplicado um questionário semiestruturado, para 240 pessoas, de ambos os gêneros, escolhidas aleatoriamente no Ensino Médio, sendo 100 alunos de 8 escolas públicas e 100 alunos de 5 escolas privadas, além de 40 professores de Educação Física, sendo 30 professores de escolas públicas, 6 professores de escolas privadas e 4 professores que trabalhavam em ambas escolas. Os questionários aplicados durante a coleta de dados foi aplicado em escolas públicas e escolas privadas. Por meio dos resultados encontrados, pode-se afirmar que nas escolas privadas os professores de Educação Física promovem mais eventos, demonstram mais domínio da técnica e da tática, motivam mais os alunos, utilizam vestimenta adequada como roupa flexível ou esportiva e trabalham mais conteúdos da Educação Física do que em escolas públicas. Sendo assim, pressupõe-se que é necessário investir mais em recursos humanos e financeiros, em relação às escolas públicas, contribuindo para a prática pedagógica dos professores de Educação Física.
Palavras-chave: Educação, prática pedagógica do professor, Educação Física.
Zeniclay Jean Lafetá Almeida Lima, Marúcia Carla D’Afonseca, Eudes Cardoso Santos, Maria de Fátima de Matos Maia, Maria Christina Soares Gomes.