ESTILO DE LIDERANÇA DE TÉCNICOS DE FUTEBOL
Vinicius Barroso Hirota; Luiz Fernando Benevides Silva; Ademir De Marco; Carlos Eduardo Lopes Verardi.
Os fatores psicológicos vêm ganhando cada vez mais espaço no âmbito esportivo, é notório o aumento do número de profissionais da área da psicologia inseridos no contexto esportivo. Buscando a melhor compreensão sobre as manifestações de liderança no futebol entre os técnicos das diferentes categorias este estudo teve como objetivos verificar se existe um estilo de liderança preferencial entre os técnicos de futebol e se existe diferença entre o estilo de liderança ideal e real destacado pelos mesmos. Como procedimento metodológico foi adotado a Pesquisa Descritiva (CERVO e BERVIAN, 2004) contando com a aplicação da Escala de Liderança Revisada para o Esporte (ELRE), versões perfil ideal e real, com a participação de vinte técnicos de futebol de campo (n= 20), que atuam em equipes masculinas, na cidade de São Bernardo do Campo – SP. O tratamento dos dados incluiu o cálculo do Coeficiente Alfa de Cronbach para verificar a fidedignidade da escala, e a média dos resultados contando com a aplicação do software SPSS versão 17.0 for Windows. Do total dos participantes 30% possuem a graduação em Educação Física e estão inseridos no futebol a 8 anos, em média, em diferentes funções. Os resultados apontaram o predomínio do modelo de decisão autocrático, contando com um resultado de Alfa de 0.87 no perfil ideal e de Alfa 0.86 no perfil real. Assim, a escala apresenta-se estável e fidedigna. As conclusões deste estudo sugerem que o modelo de decisão autocrático não apresentou diferenças significativas comparadas ao modelo democrático de decisão. Em relação à interação do técnico com o grupo, o modelo situacional se destacou na pesquisa demonstrando que os técnicos consideram os fatores situacionais em suas relações de trabalho.
Palavras-chave: Futebol, estilo de liderança, técnicos.
Vinicius Barroso Hirota; Luiz Fernando Benevides Silva; Ademir De Marco; Carlos Eduardo Lopes Verardi.