INFLUÊNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATO NO DESEMPENHO DE FORÇA NO TREINAMENTO CONCORRENTE
Fábio Thiago Maciel da Silva, Alexandre Sérgio Silva, Lavoisiana Mateus de Lacerda, Michelle Sabrina Moreira, Ytalo Mota Soares.
O Treinamento Concorrente consiste na combinação de programas de treinamento de resistência aeróbia e resistido em uma mesma sessão. Sugere-se que, sendo a sessão realizada na sequência aeróbio seguido de resistido, a possível fadiga muscular, evidente no treino resistido, poderia ser retardada pela suplementação com carboidratos durante o treino aeróbio, realizado previamente. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência da suplementação com carboidratos no desempenho de força em uma sessão de treinamento concorrente. Para essa análise, seis sujeitos do sexo masculino universitários foram submetidos a duas sessões de treinamento concorrente: aeróbio e resistido com carboidrato (ARcho) e aeróbio e resistido com placebo (ARplac). Em ambas as sessões, realizaram 30 minutos de esteira ergométrica a 60-70% da FCMÁX e em seguida três séries de repetições máximas a 80% de 1RM em supino plano, leg press 45º, rosca direta e sentadilha. Os resultados demonstraram que houve declínio significativo no número de repetições máximas em ambos os protocolos. Conclui-se que suplementação com carboidratos não afeta o desempenho de força em uma sessão de treinamento concorrente.
Palavras-chave: Treinamento concorrente, suplementação, carboidrato.
Fábio Thiago Maciel da Silva, Alexandre Sérgio Silva, Lavoisiana Mateus de Lacerda, Michelle Sabrina Moreira, Ytalo Mota Soares.