PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E O ESTADO NUTRICIONAL EM ESCOLARES DO SEXO FEMININO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CRATO - CE
Jenifer Kelly Pinheiro; Eliney Diliany da Silva; Cícero Anderson Cabral de Lima; Joamira Pereira de Araújo; Ialuska Guerra.
A auto percepção da imagem corporal e a satisfação com a mesma, é uma problemática frequente na vida de adolescentes na atualidade, e percebe-se presença desses aspectos com ênfase em adolescentes do sexo feminino. Estes fatores são indispensáveis no que diz respeito à autoaceitação do adolescente, podendo gerar desconforto e afetar no desenvolvimento dos indivíduos. Essa pesquisa teve como objetivo analisar e relacionar o estado nutricional com a imagem corporal que o adolescente tem de si próprio. A pesquisa é de caráter descritivo exploratório, possuindo uma amostra de 42 estudantes do gênero feminino com faixa etária variante de 15 a 18 anos de idade. As informações do índice de massa corporal (IMC) foram obtidas por dados antropométricos para classificar o estado nutricional. Para a Imagem Corporal utilizou-se o questionário silhuetas padronizadas para avaliar a auto percepção da imagem. Em seguida, foi feito o comparativo das respostas do questionário e a classificação do IMC. Os resultados demonstram que cerca de 45% das adolescentes possuem uma Percepção e Mensuração Semelhante, porém mais da metade, com 55% distorcem suas imagens corporais, com maior prevalência na superestimação. Constatou-se ainda, que meninas com faixa etária de 14 a 15 anos de idade são mais insatisfeitas com o seu corpo do que as com faixa etária superiores. Levar conhecimento aos adolescentes a cerca dos riscos causados pela busca do corpo perfeito, é uma maneira eficaz para que doenças relacionadas ao estado nutricional não prejudiquem sua saúde.
Palavras-chave: IMC, imagem corporal, adolescentes.
Jenifer Kelly Pinheiro; Eliney Diliany da Silva; Cícero Anderson Cabral de Lima; Joamira Pereira de Araújo; Ialuska Guerra.