A GINÁSTICA ARTÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Daimier Gomes do Nascimento, Márcia Alexandra Leardine
Pesquisas recentes mostram as dificuldades que as escolas têm em desenvolver a modalidade da Ginástica Artística. As três principais causas são a falta de espaço e matérias adequados, pouco ou nenhum interesse dos alunos e muitos alunos por sala; com isso, a escola deixa de contribuir com o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes, da Educação Básica nesta área. Nós conseguimos desenvolver um projeto que teve como objetivo, melhorar a coordenação motora, fortalecer os músculos, ligamentos, tendões e articulações, melhorar a flexibilidade, a força, a agilidade, o equilíbrio, aumentar a atenção, a concentração, o controle emocional e a autoestima, promover a integração e socialização. Convidamos dez alunos de ambos os sexos, com e sem habilidade motora específica, na faixa etária de nove a quatorze anos. As aulas foram ministradas durante um mês, sendo três vezes por semana, totalizando vinte e quatro horas/aula, no mês. Utilizamos vídeos, textos, músicas, visitação em centro esportivo, exposição de fotos; desenvolvemos atividades recreativas, aulas com material alternativo, alongamento, exercícios e fundamentos específico da modalidade. No decorrer do projeto observou-se que esses alunos estavam aptos a participarem do Festival de Ginástica Artística (séries de solo e saltos), aberto aos Polos de Ginástica Artística da Cidade de Jundiaí. Foi possível ver a apresentação e verificar o ótimo resultado dos alunos, comprovados pela súmula e os objetivos traçados do projeto, atingidos.
Palavras-chave: Ginástica artística, Educação Física, escola.
Daimier Gomes do Nascimento, Márcia Alexandra Leardine