A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO
Tiago de Paula, Juliano da Silva, Rafael Castro Kocian
O projeto de Educação Física escolar elaborado pelo Ministério da Educação contextualiza como conhecimento, a cultura corporal do movimento, utilizando-se como conteúdo, jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas, nas dimensões conceituais procedimentais e atitudinais. A proposta é que as aulas devem garantir oportunidades aos alunos, para que se desenvolvam fisicamente e intelectualmente. Assim sendo, o objetivo do presente estudo é verificar os motivos da participação e da não participação nas aulas de Educação Física escolar dentro do ensino médio, além de, sugerir possibilidades de intervenção pedagógica para minimizar os motivos da não participação. Nossos sujeitos foram 19 alunos, todos cursando o 2º ano do Ensino médio na cidade de campestre sul de Minas Gerais. Sendo 10 do gênero feminino que corresponde a 53% da pesquisa e 9 do gênero masculino que correspondem a 47% da pesquisa. Com idade entre 15 e 16 anos de idade, porem existe um sujeito na pesquisa com 18 anos. Os sujeitos de 15 anos correspondem a 68.8% da pesquisa e os 16 anos correspondem a 26% da pesquisa já o sujeito de 18 anos corresponde a 5.2%. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas e cabeçalho com identificação da idade e sexo, porem não pedimos a identificação nominal para não influenciar no resultado da pesquisa, que foi realizada no 1º semestre de 2011. Conclui-se que de acordo com os sujeitos da pesquisa, a maior causa de evasão nas aulas de Educação Física é devido à falta de conteúdo, e também por parte do professor que deixa suas aulas livres na maioria das vezes.
Palavras-chaves: Educação Física, intervenção pedagógica, alunos.
Tiago de Paula, Juliano da Silva, Rafael Castro Kocian