AVATAR E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO JOGO SECOND LIFE: UM ESTUDO PILOTO
Marcelo Callegari Zanetti, Flávio Rebustini, Altair Moiolli; Afonso Antonio Machado.
A crescente popularização e desenvolvimento de novas tecnologias têm levado cada vez mais pessoas a vivenciar novas formas de relacionamento, no qual, por meio de potentes conexões há possibilidades de trocas de informações, ampliação dos vínculos de amizade e até envolvimentos emocionais bastante profundos. Neste meio, ainda há criação de novas identidades e corpos perfeitos que por vezes podem alimentar fantasias e se tornar um jogo da vida real. Por este motivo, este trabalho buscou entender a criação de corpos nos ambientes virtuais, bem como, suas potencialidades na construção de novos relacionamentos. Para atender tal proposta, lançou-se mão de uma pesquisa de caráter descritivo, unindo uma entrevista semiestruturada à captação de imagens, baseada na sociologia visual. Apesar de se tratar de um estudo piloto, os resultados mostraram-se bastante intrigantes e sugestivos.
Palavras-chave: Avatar, relacionamento interpessoal, desenvolvimento humano, tecnologias.
Marcelo Callegari Zanetti, Flávio Rebustini, Altair Moiolli; Afonso Antonio Machado.