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EMOÇÕES E VIDEOGAMES: UM ESTUDO DE CASO

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Autor(es)

Mauro Klebis Schiavon, Afonso Antonio Machado

Resumo

Nas últimas três décadas, temos visto um crescimento acentuado de crianças que se utilizam da nova tecnologia dos videogames para se divertirem, quer seja com amigos, familiares ou mesmo sozinhas. Quando surgiram, os videogames eram jogados pelos jovens e adultos, mas esta tendência modificou-se e agora os videogames começaram a ser jogados pelos mais novos, incluindo as crianças. Os estados emocionais são pouco estudados na relação entre criança e videogames. As emoções são imprescindíveis nas tomadas de decisões, das mais simples as mais complexas. Elas são fundamentais também para a sociabilidade, além de organizar a forma como os dados e os acontecimentos são armazenados na memória. O objetivo deste estudo foi compreender as razões que levam as crianças a gostarem de jogar videogame wii e reconhecer as emoções apresentadas pelas crianças quando jogam. Para tanto, a metodologia utilizada foi o estudo de caso, embasado na pesquisa qualitativa, que nos possibilitou verificar que, o divertimento foi um motivo apontado por quem se dedica a esta temática; o desejo de se sentir emoções diferentes daquelas que sentimos no nosso dia-a-dia; a sensação de ser capaz de alcançarmos objetivos e, deste modo, sentirmos que somos bons em alguma coisa; a possibilidade de interação com os outros, fator que permite a construção de grupos sociais com interesses em comum; a possibilidade de resolvermos enigmas, são as razões mais evidentes para as crianças jogarem videogames.

Palavras-chave: Emoções, tecnologias, videogames, crianças.

Abstract
Palavras Chave

Mauro Klebis Schiavon, Afonso Antonio Machado

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