O ESPORTE E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: LOCUS PARA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO MORAL
Altair Moioli, Afonso Antonio Machado, Flávio Rebustini, Marcelo Callegari Zanetti, Mauro Klebis Schiavon
O modelo de educação contemporânea tem se mostrado pouco eficiente para despertar em grande parte dos alunos, motivação necessária para a aprendizagem. A forte concorrência com as modernas mídias eletrônicas provoca um distanciamento entre o processo educacional tradicional e as novas formas de relacionamento permitidas pela revolução tecnológica. Esta virada ao avesso nos hábitos e na cultura, intermediada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – desloca os atores do “lugar” concreto, temporal e identitário; para os ambientes virtuais, tidos como um “não lugar”, desterritorializado, atemporal e sem vínculos afetivos. Estes ambientes, prodigiosos de liberdade, conferem ao usuário sensações que, em muitas oportunidades, a escola não oferece. Este trabalho teve como objetivo analisar o conteúdo de blogs esportivos e o discurso midiático para os dilemas morais que ocorrem no esporte. A proposta metodológica que orientou este estudo apresenta uma abordagem qualitativa, balizado pela netnografia, apoiada na técnica de análise do discurso. Para dar encaminhamento ao objeto da pesquisa foram analisados 23 comentários postados na versão on line do jornal O Estado de São Paulo, relacionados à reportagem do dia 08 de novembro de 2010, que tinha como título “Bernardinho pede desculpas pelo jogo da vergonha”. Após o tratamento dado às mensagens foi possível considerar que, na visão dos espectadores, o esporte é revestido de uma blindagem moral que lhe garante imunidade para, em determinados casos, transgredir as regras e as convenções sociais.
Palavras-chave: Esporte, educação moral, novas tecnologias.
Altair Moioli, Afonso Antonio Machado, Flávio Rebustini, Marcelo Callegari Zanetti, Mauro Klebis Schiavon