TWITTER E O ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
Flávio Rebustini, Marcelo Callegari Zanetti, Altair Moioli, Mauro Klebis Schiavo, Afonso Antonio Machado
As redes sociais são responsáveis por novas dinâmicas de comunicação e inter-relação entre as pessoas. Dentre as diversas redes, o twitter aparece como uma ferramenta intensamente utilizada por atletas, técnicos, dirigentes e pessoas ligadas ao esporte de alto rendimento. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a repercussão nas mídias digitais das mensagens postadas no twitter por personalidades envolvidas com o esporte de alto rendimento. Adota-se a abordagem qualitativa com a aplicação da técnica de análise de conteúdo para a categorização das reportagens. Foram utilizadas 42 reportagens publicadas em mídias digitais, sendo 25 nacionais e 17 internacionais. Da análise surgiram 7 categorias de reportagens: provocação, discussões, restrição de uso, punição, esclarecimento e negação, exposição do outro e incentivo. Essas categorias nos mostram que há, mesmo sendo um fenômeno relativamente recente, uma intensa repercussão e desdobramentos das mensagens postadas, bem como as consequências ainda não estão bem conhecidas.
Palavras-chave: Twitter, esporte, tecnologias, redes sociais, psicologia do esporte, desenvolvimento humano.
Flávio Rebustini, Marcelo Callegari Zanetti, Altair Moioli, Mauro Klebis Schiavo, Afonso Antonio Machado