VIGOREXIA E REDE SOCIAL VIRTUAL
Flavio Francisco Dezan, Afonso Antonio Machado
Nos dias atuais, onde a tecnologia está presente no cotidiano das pessoas, em suas mais variadas formas, quer seja através da mídia, das técnicas de intervenção cirúrgicas, nos produtos de beleza, aparelhos para ginástica, etc., não poderíamos deixar de ressaltar o fato de que o corpo passa a ser objeto de desejos e atenções que remetem a si próprio, seu destino e construção no tocante ao que pode ou não ser valorizado na cultura onde este se inseriu. Contudo, vemos o surgimento de uma patologia relacionada a este culto exacerbado do corpo, a vigorexia, cujas ideias e ideais encontram na internet um meio ideal de divulgação e consolidação deste “estilo de vida”. Tivemos como objetivos verificar a ocorrência deste distúrbio de imagem em usuários da rede e analisar a interferência da mídia na formação deste distúrbio de imagem. Para desenvolver este estudo foram selecionados 13 participantes do sexo masculino, usuários da rede social virtual Orkut com idades variando entre 18 e 35 anos. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando questionários e entrevistas como técnicas mais adequadas para a coleta de dados. Como resultados, encontramos indícios significativos da ocorrência da vigorexia em usuários da rede, bem como pudemos verificar grande interferência midiática na formação deste distúrbio.
Palavras-chave: Psicologia do esporte, distúrbio de imagem, internet.
Flavio Francisco Dezan, Afonso Antonio Machado