BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A ABORDAGEM DO ESPORTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A INFLUÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CUIABÁ

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Tamara Suellen Dudeck, Danielle Batista, Evando Carlos Moreira

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar de que maneira o esporte foi abordado durante o processo de formação docente, destacando a sua influência na atuação dos professores, bem como as principais modalidades esportivas e os métodos utilizados para desenvolvê-las nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Dos professores participantes, 70% afirmam que durante a formação profissional, os aspectos pedagógico e técnico, foram privilegiados nas disciplinas de cunho esportivo e, 83% responderam que a forma como o esporte foi abordado durante este processo tem influência na elaboração e desenvolvimento de suas aulas. Entende-se o esporte como um dos conteúdos da Educação Física, e, portanto, deve estar presente nas aulas, mas, em muitos casos observa-se a necessidade de se repensar a forma de desenvolvê-lo, pois não cabe a Educação Física Escolar priorizar a cobrança de regras e performance de alunos, mas sim, ampliar vivências motoras, sem especificar modalidades.

Palavras-chave: Formação profissional, Educação Física escolar, esporte.

Abstract
Palavras Chave

Tamara Suellen Dudeck, Danielle Batista, Evando Carlos Moreira

Pesquisar artigos

Publicações