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A INFLUÊNCIA DA INICIAÇÃO ESPORTIVA UNIVERSAL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE UM GRUPO DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

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Autor(es)

Patrick Costa Ribeiro Silva, Ione Maria Ramos Paiva, Luis Gustavo Rabello.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o nível de coordenação motora em crianças que praticam apenas educação física regular de duas escolas públicas e de crianças que participam de uma escolinha de iniciação esportiva universal e também fazem educação física regular, porém de uma escola particular do município de Varginha - MG. O teste utilizado para avaliar o nível de coordenação motora foi o KTK (Körperkoordination Test für Kinder), no qual é composto por uma bateria de quatro testes: marcha à retaguarda ou retrocedendo (MR), saltos laterais (SL), saltos monopedais (SM) e transposição lateral (TL) e pode ser aplicado em crianças de 4,5 anos a 14,5 anos. A partir dos resultados obtém-se o nível de coordenação motora de cada criança, com intuito de identificar possíveis relações e influências sobre o nível de coordenação motora das crianças. A amostra foi composta por 20 crianças de ambos os sexos de cada escola que estão cursando o ensino fundamental I, onde para não considerar-se muitas diferenças em relação ao desenvolvimento maturacional optou-se por 30 crianças do 2° ano e outras 30 do 3° ano, o que corresponde por 60 crianças como alvo da pesquisa. Após a análise e discussão dos dados, será possível evidenciar a influência do nível de coordenação motora dessas crianças de três instituições de ensino que recebem em suas atividades motoras estímulos diferentes.

Palavras-chave: KTK, coordenação motora.

Abstract
Palavras Chave

Patrick Costa Ribeiro Silva, Ione Maria Ramos Paiva, Luis Gustavo Rabello.

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