A SISTEMATIZAÇÃO DO HANDEBOL E AS CONTRIBUIÇÕES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Diego Moreira da Costa de Oliveira, Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz, Leys Eduardo dos Santos Soares, Emerson Pereira de Souza Arruda, Pierre Normando Gomes-da-Silva
Esta pesquisa objetivou investigar como o conhecimento do handebol é sistematizado nas aulas de Educação Física em uma escola pública e outra da rede privada na cidade de João Pessoa/PB. A pesquisa teve um caráter descritivo, com abordagem qualitativa dos dados. Utilizamos como técnica de coleta o questionário semiestruturado. Participaram deste estudo quatro professores de Educação Física, sendo dois professores da rede pública municipal e dois professores da rede privada de ensino. Diante dos resultados, observamos que o handebol está presente como conteúdo programático da Educação Física nas duas escolas pesquisadas, porém, com a existência de lacunas pedagógicas tanto na intencionalidade do esporte, quanto na concretude dos objetivos propostos, limitando assim, o processo ensino-aprendizagem. Para isso, suscitamos uma ampliação do acompanhamento da pedagogia do handebol nas escolas, buscando maximizar a prática e otimizar o aprendizado dos alunos, a partir da teoria da praxiologia motriz.
Palavras–chave: Escola, handebol, pedagogia, praxiologia.
Diego Moreira da Costa de Oliveira, Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz, Leys Eduardo dos Santos Soares, Emerson Pereira de Souza Arruda, Pierre Normando Gomes-da-Silva