BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A SISTEMATIZAÇÃO DO HANDEBOL E AS CONTRIBUIÇÕES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Diego Moreira da Costa de Oliveira, Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz, Leys Eduardo dos Santos Soares, Emerson Pereira de Souza Arruda, Pierre Normando Gomes-da-Silva

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar como o conhecimento do handebol é sistematizado nas aulas de Educação Física em uma escola pública e outra da rede privada na cidade de João Pessoa/PB. A pesquisa teve um caráter descritivo, com abordagem qualitativa dos dados. Utilizamos como técnica de coleta o questionário semiestruturado. Participaram deste estudo quatro professores de Educação Física, sendo dois professores da rede pública municipal e dois professores da rede privada de ensino. Diante dos resultados, observamos que o handebol está presente como conteúdo programático da Educação Física nas duas escolas pesquisadas, porém, com a existência de lacunas pedagógicas tanto na intencionalidade do esporte, quanto na concretude dos objetivos propostos, limitando assim, o processo ensino-aprendizagem. Para isso, suscitamos uma ampliação do acompanhamento da pedagogia do handebol nas escolas, buscando maximizar a prática e otimizar o aprendizado dos alunos, a partir da teoria da praxiologia motriz.

Palavras–chave: Escola, handebol, pedagogia, praxiologia.

Abstract
Palavras Chave

Diego Moreira da Costa de Oliveira, Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz, Leys Eduardo dos Santos Soares, Emerson Pereira de Souza Arruda, Pierre Normando Gomes-da-Silva

Pesquisar artigos

Publicações