BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PELO ENFOQUE DAS ABORDAGENS CRÍTICAS DE ENSINO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Bruna Borges Brito, Luiz Antônio Silva Campos

Resumo

Historicamente, a Educação Física Escolar configura-se como o primeiro campo de atuação e de intervenção do professor de Educação Física. Os primeiros cursos de formação profissional foram elaborados para qualificar pedagogicamente os interessados na profissão docente. Contudo, com a evolução do processo educacional houve necessidade do desenvolvimento de tendências educacionais, que culminaram em várias formas de abordar o ensino desta Disciplina. Dentre as abordagens de ensino, existem as que prevalecem na interação com o educando e na respectiva participação crítica no processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar as abordagens consideradas pelo enfoque crítico e dialógico. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa e exploratória, tendo como sujeitos e universos de investigação, professores de Educação Física que ministram aulas em escolas da cidade de Uberaba-MG. O protocolo de inquirição foi um questionário específico. Os procedimentos se estenderam além da aplicação do questionário, pois foram necessárias observações sistemáticas das aulas para compará-las às respostas. Nos resultados obtidos, percebemos que os professores não se apropriaram do conceito das abordagens de ensino, mas utilizaram abordagens variadas e ocasionais, com tendência acentuada às sócio-culturais, demonstrando desconhecimento sobre o assunto.

Palavras-chave: Educação Física escolar, abordagens de ensino, abordagens de ensino críticas.

Abstract
Palavras Chave

Bruna Borges Brito, Luiz Antônio Silva Campos

Pesquisar artigos

Publicações