ANÁLISE SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
Caroline Fernandes França; Juliana Gomes Rodrigues; Luciano Carvalho Mariano Júnior; Wellington Lourenço Mendes dos Santos; Luiz Antônio Silva Campos
Sob o enfoque da motivação profissional, estudos apontam que a ela é desencadeada por fatores internos e externos. Os internos são aqueles que marcaram anteriormente da formação, e as questões externas independentemente da escola, o comportamento dos alunos se assemelham e geram tensões, causando o questionamento do aspecto motivador. Assim, questionamos o seguinte: o que motiva um profissional de Educação Física Escolar (PEFE) a desenvolver o seu trabalho pedagógico na escola? Entendemos que temos um problema a ser investigado, pressupondo que o baixo nível do ensino no Brasil, possivelmente é decorrente da desmotivação do docente, tão sacrificado e mal remunerado. O “n” da pesquisa se caracterizou por 68 professores que atuam nas escolas de Uberaba-MG, públicas e particulares. Resultados e discussão: a maioria é motivada pela escolha da profissão porque praticam esportes; gostam de lidar com crianças. O que desmotiva é a falta de respeito que os alunos têm pela educação geral, porém, mesmo assim ainda se consideram motivados. Conclusão: o trabalho apresentou resultados que indicam que se tornar um profissional de Educação Física Escolar não é só pelas especificidades do trabalho docente, mas, também do que esse meio pode favorecer em benefício do profissional, atendendo suas expectativas iniciais e durante o ser professor.
Palavras-chaves: Educação Física escolar, professor de EFE, motivação.
Caroline Fernandes França; Juliana Gomes Rodrigues; Luciano Carvalho Mariano Júnior; Wellington Lourenço Mendes dos Santos; Luiz Antônio Silva Campos