BONS PROFESSORES: COMO IDENTIFICÁ-LOS?
Marcos Fernando Larizzatti, Sérgio Pettorusso
Nossa pesquisa buscou identificar nos alunos do curso de graduação em Educação Física em diferentes níveis (calouros e veteranos) qual a percepção que eles têm do que são “bons professores”, pois ao longo de nossa prática docente, é comum ouvimos deles que um professor é melhor ou pior, ou que as aulas são motivantes ou chatas. Por meio de questionários os alunos elencaram qualidades e defeitos encontrados em professores além de motivações ou problemas ao assistirem as aulas do curso de Educação Física na instituição UNIP em um de seus campi. O objetivo é trazer subsídios para que os professores possam através de uma autoavaliação, repensar seus fazeres e didáticas de ensino a fim de tornar mais produtivo o processo de ensino-aprendizagem, pois como resultados principais percebemos que os alunos valorizam os professores motivados, criativos, que dominam o conteúdo, mas que ao mesmo tempo em que se desmotivam ao assistirem aulas monótonas, cansativas, bem como de professores arrogantes ou que permitam “bagunça” dos alunos. E esperam que ao final de seu curso se tornem profissionais competentes, atualizados para atuar no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Professor, motivação, aulas.
Marcos Fernando Larizzatti, Sérgio Pettorusso