CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR E ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO DESSES ALUNOS A ESTE SISTEMA: UM ESTUDO PILOTO
Ana Maria Meireles de Pontes Mendes
A inclusão expressa, com clareza, a transformação do sistema educacional, na organização dos recursos necessários a fim de alcançar os objetivos e as metas para uma educação de qualidade extensiva a todos os alunos. Objetivo: Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar as condições de atendimento do sistema regular de ensino a alunos com deficiência, bem como analisar a efetiva adaptação desses alunos a este sistema. Metodologia: A proposta de pesquisa, aqui apresentada, de natureza exploratória descritiva foi direcionada para um estudo de campo, seguindo uma abordagem qualitativa e enfocou as seguintes questões: Será que os alunos com deficiência encaminhados para o sistema regular de ensino são efetivamente incluídos? As escolas regulares oferecem condições necessárias à inclusão desses alunos? Nosso estudo foi realizado numa escola pública da rede regular de ensino de Santa Rita, na Paraíba. A amostra foi composta por dois professores, uma diretora e uma mãe de aluno com deficiência. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas do tipo semiestruturadas, com perguntas, enfocando a inclusão. Resultados: A análise dos resultados foi realizada de duas formas: depoimentos dos sujeitos e fontes documentais. Como resultado, esta pesquisa revelou que a escola precisa mudar e que o processo de inclusão não está acontecendo de forma satisfatória, precisando, pois ser discutidas estratégias adequadas de atendimento, que os professores estão cientes de não estarem preparados para essa inclusão. Conclusão: É necessário também, que todos da escola conheçam as diretrizes nacionais da educação especial. Só assim, a escola perceberá os princípios que norteiam à política educacional adotada, como também, as formas pedagógicas e de administração consideradas eficazes, na educação inclusiva, enfim, apoios necessários à aprendizagem, à locomoção e à comunicação, dificultam esse processo.
Palavras-chave: Alunos com deficiência, rede regular de ensino, inclusão.
Ana Maria Meireles de Pontes Mendes