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CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS TENSÕES E AS COMPLEXIDADES NA PROPOSTA FORMADORA

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Autor(es)

Giselle Cristina Juliano Eustáquio, Simone Maria Castellano, Bruna Borges Brito, Suéllen Cristina Vaz de Oliveira, Luiz Antônio Silva Campos.

Resumo

Este estudo surgiu dos questionamentos e debates realizados nas aulas da disciplina Currículo e Formação Profissional, no Programa de Mestrado da Universidade Federal do Triangulo Mineiro, em Uberaba-Mg, em que nos sensibilizamos para discutir as questões teóricas do currículo no universo em que ele se efetiva. Dessa maneira analisaram-se as tensões e a complexidade do currículo na ação dos profissionais de Educação Física. Os sujeitos da pesquisa foram professores de educação física já graduados, divididos em dois grupos, o primeiro constituído por 12 professores formados há menos de 12 meses (recém-formados) e o segundo grupo constituído por 12 professores formados há mais de 4 anos e também alunos do Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva de caso, que utilizou como instrumentos, caderno de registros e um questionário semiestruturado contendo duas perguntas geradoras, sobre o currículo. Os resultados apontam que o currículo é alvo de tensões e muitas discussões. O grupo dos recém-formados do curso de Bacharelado demonstra insatisfação com a divisão de campos de trabalho e se vê prejudicado em relação as oportunidades de trabalho. Já o grupo dos recém-formados em Licenciatura vê satisfatoriamente as oportunidades profissionais, todavia demonstram insatisfação na composição curricular. Em ambos os grupos é claro o desejo de se cursar e possuir as duas formações: o bacharelado e a Licenciatura. De modo que as frustrações dos recém-formados condizem com as discussões do grupo dos profissionais mais experientes, no que tange à uma formação mais plena e que possibilite a atuação nos mais variados segmentos, é presente em ambos os grupos sendo que uma alternativa seria uma maior permanência na formação universitária, propiciando o alargamento de possibilidades de ação e conhecimentos na área de Educação Física.

Palavras-chaves: Educação Física, currículo, formação.

Abstract
Palavras Chave

Giselle Cristina Juliano Eustáquio, Simone Maria Castellano, Bruna Borges Brito, Suéllen Cristina Vaz de Oliveira, Luiz Antônio Silva Campos.

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