EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA INFANTIL
Carlos Henrique de Freitas Lima, Murilo Pessoni Neves, Patrícia Alves de Almeida
A qualidade de vida é uma percepção resultante dos vários aspectos que circundam a vida do individuo, como sua moradia, seu estado de saúde, suas relações pessoais, dentre outros. Este trabalho teve como objetivo avaliar a Qualidade de Vida dos alunos com idade entre 8 a 11 anos da Escola Municipal de Bom Jesus da Penha MG. Para tal, foi utilizado o questionário AUQEI "Escala de Qualidade de Vida da Criança" (AUQEI, Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé.) O Questionário foi aplicado em 97 crianças sendo 57 meninos e 40 meninas. De acordo com os resultados encontrados pode-se afirmar que as meninas apresentaram uma média maior de satisfação para a Qualidade de Vida que os meninos. Através do presente estudo é possível notar a importância do Professor de Educação Física na escola, pois este é responsável na grande maioria das vezes pelo primeiro contato do aluno com uma atividade física sistematizada e organizada, sendo este momento importantíssimo na adesão ou não, pelo prazer na prática de atividade física ao longo de sua vida, contribuindo assim para uma maior Qualidade de Vida.
Palavras-chave: Qualidade de vida infantil, Educação Física, escolares.
Carlos Henrique de Freitas Lima, Murilo Pessoni Neves, Patrícia Alves de Almeida