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MÉTODOS DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO EM RELAÇÃO À TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

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Autor(es)

Milton Gonçalves Silveira Neto, Augusto Cappi Cuciolli, Rodrigo Luiz Vecchi

Resumo

O ato de ensinar dentro do contexto escolar deve caracterizar-se pela multiplicidade, ultrapassando a visão reducionista da simples transmissão de conhecimento do professor para o aluno. Nessa perspectiva, a mediação do conteúdo deve ocorrer compreendendo a individualidade de quem aprende por meio de um ensino que utiliza de formas distintas. As rotas de acesso ao conhecimento, discutidas pela Teoria das Inteligências Múltiplas, nos serviram como pano de fundo desse estudo principalmente quando abordam a importância na diversificação dos métodos de ensino/aprendizagem. No que se refere à adolescência é importante que o professor, contextualize o conteúdo transmitido à realidade dos alunos, facilitando assim a atribuição de significado por parte dos mesmos. Através dessas reflexões nosso objetivo foi analisar a importância da diversificação nos métodos de ensino utilizados a partir da compreensão da Teoria das Inteligências Múltiplas no entorno das aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio. A trajetória metodológica dessa pesquisa foi baseada em uma abordagem qualitativa, delineada por um estudo de caso em uma escola particular da cidade de Campinas/SP. Utilizamos três diferentes instrumentos de coleta de dados: a observação estruturada de oito aulas de Educação Física; uma entrevista semiestruturada direcionada ao docente de Educação Física, e um questionário aos alunos com perguntas abertas e fechadas. O que fica evidenciado dentre os resultados que obtivemos nesta pesquisa foi a importância ressaltada pelo docente no que se refere ao ensino em especial na variação das estratégias de aula direcionadas aos alunos. Por outro lado ficou nítido na análise do discurso do professor que o mesmo pode não ter necessariamente o conhecimento sobre os conceitos do que seria, teoricamente, um método de ensino. No nosso entender, uma vez compreendido o conceito da Teoria das Inteligências Múltiplas, que subsidia a compreensão da importância da variação dos métodos de ensino adotados, percebemos, como docentes, a necessidade de planejarmos uma aula respeitando a individualidade do aluno bem como suas limitações e potencialidades.

Palavras-chave: Educação Física escolar, ensino médio, método de ensino, inteligências múltiplas, compreensão.

Abstract
Palavras Chave

Milton Gonçalves Silveira Neto, Augusto Cappi Cuciolli, Rodrigo Luiz Vecchi

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