PRIMEIROS SOCORROS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UMA CIDADE NO NORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Maria de Fatima de Matos Maia; Mara Rúbia Rogrigues dos Anjos; Jaime Tolentino Miranda Neto; Maria Christina Soares Gomes; Fernando Ferreira Deusdará.
A escola é o ambiente no qual as crianças encontram respaldo para o seu desenvolvimento através das aprendizagens tradicionais, esporte, brincadeiras e socialização. Entretanto, esse ambiente é propício a acidentes e consequentemente a trabalhos emergenciais de primeiros socorros. O Objetivo do estudo foi caracterizar o nível de conhecimento sobre primeiros socorros dos professores de educação física de escolas municipais do ensino básico. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 56 professores das 25 escolas municipais. Foi utilizado um questionário com questões estruturadas e específicas elaborado por Pimentel e Maia, (2011). A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética da Unimontes - Processo Nº 2965, 11/10/2011. A amostra está distribuída em 57.1 % de professores do sexo masculino com idade media de 32.25 anos. Pelos resultados evidenciados pode-se concluir que nas escolas municipais investigadas a maioria dos professores de educação física são do sexo masculino, jovem e solteira. Conclui-se que a maioria dos profissionais entrevistados possui conhecimentos sobre as técnicas de primeiros socorros e cumpriu o conteúdo na graduação. Na percepção dos docentes a escola oferece uma infraestrutura segura e trimestralmente se deparam com acidentes como traumas, choques, cortes e escoriações que predominam mais no gênero masculino e na faixa etária de 09 a 11 anos de idade, ocorrendo durante a prática do futsal e na quadra esportiva. Quando ocorrem acidentes, os professores encaminham o aluno acidentado para o hospital.
Palavras-chave: acidentes, primeiros socorros, professores de educação física.
Maria de Fatima de Matos Maia; Mara Rúbia Rogrigues dos Anjos; Jaime Tolentino Miranda Neto; Maria Christina Soares Gomes; Fernando Ferreira Deusdará.