TEMÁTICAS SOBRESSALENTES NAS MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Talita Ferreira, Evando Carlos Moreira
Esse artigo tem como objetivo investigar quais as temáticas mais exploradas na produção de monografias de conclusão de curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entre os anos de 2000 e 2008. A busca pelas monografias surgiu a partir da necessidade de organizar e catalogar documentos relevantes que viessem a contribuir com a pesquisa sobre a história dos 35 anos de existência da Faculdade de Educação Física. No curso de Educação Física se estabeleceu como obrigatório, a entrega da monografia (TCC), baseando-se na resolução que alterou a matriz curricular de 1997/1, tendo sido encontradas as primeiras produções a partir do ano 2000, ano em que a primeira turma ingressante em 1997 se formou. Foram então mapeadas 189 monografias correspondentes ao número de monografias encontradas em bom estado e disponíveis para consulta. Sendo assim, ao recuperar tais monografias e analisarmos seus respectivos resumos, foi possível identificar a área de produção de conhecimento escolhida pelo autor. O contexto da investigação nos permitiu utilizar uma abordagem quanti-qualitativa, classificada ainda como descritiva e de caráter documental, explorando as seguintes fontes: bibliográficas e as monografias de graduação. Utilizamos como instrumento a análise interpretativa, a partir da qual foi possível identificar os temas mais recorrentes, agrupados a saber: Aptidão Física e Desempenho Esportivo; Desenvolvimento Motor; Saúde e Qualidade de Vida; Grupos Especiais; Recreação, Lazer e Cultura; Educação Física Escolar. Após recuperação e posterior análise temática das monografias, percebeu-se que a maior parte – 73 estudos – destacou-se na área da Saúde e Qualidade de Vida, 41 em Grupos Especiais, seguidas de 37 para Aptidão Física e Desempenho Esportivo e 9 em Desenvolvimento Motor. Como resposta ao grupo de Recreação, Lazer e Cultura apareceram 18 monografias e apenas 11 na Educação Física Escolar. Partindo da premissa de que as monografias fazem parte de um curso de Licenciatura em Educação Física, qual seria a justificativa para um número maior de monografias na área da saúde e não na pedagógica? Ainda que a modalidade do curso de Licenciatura em Educação Física anterior ao ano de 2005 permitisse que o profissional atuasse fora da escola, o desequilíbrio entre os resultados encontrados entre uma área e outra despertaram o interesse para a realização dessa pesquisa. Sem poder contar com as respostas dos autores e levando-se em consideração os professores/orientadores que pertenciam ao quadro de docentes da época em que foram escritas as monografias, supõe-se que as temáticas que mais sobressaíram entre os TCC’s tiveram fortes influências dos orientadores e suas linhas de pesquisa e não foram, necessariamente, construídas a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de graduação pelo autor/ aluno.
Palavras-chave: Monografias de graduação, educação física, áreas temáticas.
Talita Ferreira, Evando Carlos Moreira