AVALIAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS DE 5 ANOS: UM ESTUDO SOBRE O EQUILÍBRIO
Priscila Fernanda Ferreira Maia Lemos Ajeje; Gisele de Fátima Fonseca; Jean José Silva; Michela das Graças Resende Ribeiro; Claudia Arouca Queiroz
O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor de pré-escolares de 5 anos de idade em tarefa de equilíbrio. Participaram do estudo 19 crianças com idade cronológica de 5 anos, de ambos os sexos, alunos do Colégio Del Rey da cidade de Passos - MG. Os participantes foram avaliados por meio de testes referentes à tarefa de equilíbrio, segundo a Escala de Desenvolvimento Motor, conforme Rosa Neto (2002). O teste “t”-student apresentou diferença significativa nos resultados dos testes obtidos em tarefa de equilíbrio. Os participantes apresentaram desempenho inferior correspondente à idade cronológica. Pode-se concluir, com os resultados obtidos que, embora seja clara a importância do equilíbrio nas diversas formas de atividades motoras, em um contexto geral, ao se tratar dessa qualidade física, não se tem dado foco a ela, desenvolvendo propostas específicas nas aulas de Educação Física Escolar.
Palavras-chave: Equilíbrio, desenvolvimento motor, idade cronológica.
Priscila Fernanda Ferreira Maia Lemos Ajeje; Gisele de Fátima Fonseca; Jean José Silva; Michela das Graças Resende Ribeiro; Claudia Arouca Queiroz