CONHECIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE ESTEROIDES ANDROGÊNICOS ANABOLIZANTES: A VISÃO DE RECÉM LICENCIADOS NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO
João André Bernini Monteiro, Ramon Filipe dos Santos Mendes, Antonio Vicente da Silva Bueno, Paulo José Moraes de Paula Santos, José Martins Freire Júnior
A busca pelo corpo ideal é o objetivo de muitas pessoas que influenciadas pela mídia, estereotipavam o corpo perfeito como modelo padrão. Boa parte desse público é composto por adolescentes que em seu imediatismo, procuram meios alternativos para alcançar os seus objetivos estéticos. A adolescência é uma fase de constante mudança física e psicológica, sendo uma fase de aceitação própria e social. O uso de Esteroides Androgênicos Anabolizantes (EAAs) em adolescentes tem se tornado uma prática comum, sendo utilizado Com o intuito de se obter o corpo perfeito. Torna-se um problema de natureza educacional, pois o adolescente deve ser conscientizado sobre tais substâncias, seus possíveis efeitos indesejáveis e consequências. O professor de Educação Física em sua prática em âmbito escolar deve abordar o assunto EAAs nos temas transversais como proposto em PCNs e se pautar em outras abordagens que valorizem a saúde do seu aluno. Cabe então ao professor de Educação Física o conhecimento adequado para a instrução correta de seus alunos. Como método, foi utilizado um questionário fechado aplicado aos professores recém licenciados em Educação Física na Escola Superior de Cruzeiro, com o objetivo de analisar o conhecimento dos mesmos em relação ao que são os EAAs e seus efeitos colaterais. Pelos resultados da pesquisa, concluiu-se que os professores que constituem a amostra conhecem o conceito e a função dos EAAs, não sabendo, porém, distinguir as propriedades características dos mesmos. Essas informações são necessárias se, na prática docente, forem questionados sobre o assunto e se seus alunos solicitarem alguma orientação a respeito. É recomendado que os professores de Educação Física procurem conhecer mais sobre EAAs em decorrência do aumento do abuso de EAAs por adolescentes, orientando e procurando promover a saúde e a cultura corporal de cada indivíduo.
Palavras-chave: Esteroides androgênicos anabolizantes, adolescentes, professor de Educação Física.
João André Bernini Monteiro, Ramon Filipe dos Santos Mendes, Antonio Vicente da Silva Bueno, Paulo José Moraes de Paula Santos, José Martins Freire Júnior