A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ANIMADORES SOCIOCULTURAIS EM NAVIOS DE CRUZEIRO
Alipio Rodrigues Pines Junior, Paulo Henrique Silva de Oliveira Hiekata, Felipe Brioto Dias, Tiago Aquino da Costa e Silva.
O presente trabalho teve como objetivo verificar se os animadores socioculturais possuem formação acadêmica em nível superior, e se tiverem, qual é o curso superior mais procurado. Como categorias teóricas foram estabelecidas as relações entre os navios de cruzeiros, a infraestrutura oferecida, os serviços prestados a bordo, o porquê de sua procura, importância no universo do turismo e dados e números substanciais. Em seguida foi explorado o entretenimento dentro do navio, as opções, as atrações e tipos de atividade que ocorrem. Na sequência foi estudado sobre quem é essa pessoa que trabalha para o lazer e entretenimento dos turistas e passageiros que vão realizar a viagem em um navio de cruzeiro e, um subcapítulo abordando sobre sua formação profissional. Enquanto procedimentos metodológicos foram aplicados questionários mistos para a obtenção e quantificação de dados acerca da formação acadêmica dos animadores socioculturais que trabalham em cruzeiros marítimos. Os resultados mostram que 88% dos entrevistados possuem curso superior, com ênfase nos cursos de Turismo e Educação Física, mas que tal formação não é pré-requisito para contratação destes profissionais.
Palavras-chave: Cruzeiros marítimos, animador sociocultural, formação acadêmica.
Alipio Rodrigues Pines Junior, Paulo Henrique Silva de Oliveira Hiekata, Felipe Brioto Dias, Tiago Aquino da Costa e Silva.