A PRÁTICA DO TREINAMENTO DA MODALIDADE FUTSAL EM ÂMBITO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO INTERPESSOAL
Paulo José Moraes de Paula Santos, Antônio Vicente da Silva Bueno, Rafael dos Santos Guedes Ligabo, João André Bernini Monteiro, José Martins Freire Junior
O Homem sempre buscou se relacionar com meio em que vive e com os seres que o habitam. Esse convívio tem o intuito de ser harmonioso e produtivo, de tal maneira que forme um meio social pacífico de ser vivido. Porém, muitas vezes, por interesses pessoais, os seres humanos acabam destruindo essa relação interpessoal que possui com as demais pessoas do grupo. O esporte, e neste caso, o Futsal, pode vir a ser um grande contribuinte para aprimorar a relação que os estudantes, desde cedo, devem compreender para a obtenção de uma vida correta diante da sociedade, além disso, tal esporte ainda é um motivador social promovendo atividades que incluam as pessoas de uma mesma comunidade. Diante disso para averiguar se o Futsal como modalidade esportiva realmente é um contribuinte para a melhora das relações interpessoais, e se o mesmo é um motivador para a participação das crianças em atividades sociais, aplicou-se um questionário adaptado contendo 4 questões que abordam o tema das relações afetivas dos estudantes durante o treino de Futsal e seus motivos para a prática da modalidade. Com relação as crianças que participaram da pesquisa estão 20 alunos entre 9 e 12 anos de idade, sendo 18 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, foi entregue um termo de compromisso aos responsáveis deixando claro o objetivo do estudo e sendo solicitada a permissão para a participação de seus filhos na pesquisa. Em relação aos resultados, os mesmos indicam que em grande parte os alunos participam dos treinos com intenção de estar dentro de um meio social agradável e prazeroso, também foi percebido que os estudantes buscam estarem presentes nas aulas devido ao incentivo que o professor oferece durante a atividade. Sendo assim a relação interpessoal esta diretamente ligada à motivação, já que, por estarem motivados as aulas os alunos acabam por possuir uma melhor interação com os outros estudantes e com os professores, melhorando assim sua vivência com o meio social.
Palavras-chave: Futsal, motivação, relação interpessoal.
Paulo José Moraes de Paula Santos, Antônio Vicente da Silva Bueno, Rafael dos Santos Guedes Ligabo, João André Bernini Monteiro, José Martins Freire Junior