BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

GESTÃO EMPRESARIAL EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA: RELAÇÃO CLIENTE E UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NA CIDADE CAMPINA GRANDE-PARAÍBA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Filipe Gaudencio Medeiros, Ramon de Sousa Andrade, Tiago de Almeida Oliveira, Adenilson Targino de Araújo Júnior, Maria do Socorro Cirilo de Sousa

Resumo

O presente trabalho empenha-se em demonstrar que tipo de clientes e horários são mais frequentados nas academias de ginástica, observando o percentual da idade dos clientes por horário. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar a frequência de utilização dos serviços em academias de ginástica na cidade de Campina Grande, Paraíba. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem longitudinal. A amostra constou de todos os alunos matriculados em uma rede de academia da cidade, totalizando 2854 alunos, entre 12 e 85 anos, de ambos os sexos. Os dados foram computados através de um software denominado Micro Fitness, o mesmo tem a finalidade de coletar os dados através das únicas catracas de acesso da academia que funcionam com leitor biométrico das digitais. O estudo teve a duração de um ano, tempo em que foram registradas as frequências dos clientes da academia pelo programa. Foram analisados os percentuais dos clientes por sexo, estado civil, faixa etária, e ocupação (profissão), também se registrou a frequência de ocupação por horários, e média de idade por período de frequência dos alunos. Os dados fornecidos foram tabulados no software de tratamento SPSS. Foi feita uma análise exploratória dos valores de cada variável, com a retirada da estatística descritiva de distribuição de frequências. Para verificação de possíveis diferenças entre os percentuais foi utilizado do teste de Qui-quadrado (x2). O nível de significância adotado foi de 5%. Os resultados da pesquisa indicaram que em relação ao gênero sexual os praticantes de atividades das academias estão bem distribuídos. Para o estado civil os solteiros são predominantes na amostra (65%). A maioria dos clientes é de adolescentes e adultos, dado que, em torno de 70%. Quanto a profissão os estudantes representam a maior parte da amostra. A relação da idade dos clientes com os horários frequentados indicaram que o público predominante na amostra (jovens e adultos) tem preferência pelos turnos da tarde (das 14:00 as 18:00) e noite (das 18:00 as 22:00). Conclui-se que os clientes do setor de academias analisadas podem ser caracterizados como jovens, solteiros, estudantes, de ambos os sexos. Adiciona-se que estes indivíduos tem preferência pela utilização dos serviços destes estabelecimentos nos turnos da tarde, indicando que estes são os horários em que as academias estão com mais clientes praticando as atividades oferecidas.

Palavras-chave: Academia de ginástica, planejamento estratégico, exercício físico.

Abstract
Palavras Chave

Filipe Gaudencio Medeiros, Ramon de Sousa Andrade, Tiago de Almeida Oliveira, Adenilson Targino de Araújo Júnior, Maria do Socorro Cirilo de Sousa

Pesquisar artigos

Publicações