BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

INFLUÊNCIA DOS MEIOS MIDIÁTICOS NA INTERNALIZAÇÃO DA FIGURA DO CORPO IDEAL ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Fernanda Dias Coelho, Luciana de Freitas Gomes, Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Maria Elisa Caputo Ferreira

Resumo

O presente estudo teve como objetivo comparar a influência da mídia na internalização da figura do corpo ideal entre indivíduos praticantes de hidroginástica e de musculação. Participaram da amostra 64 indivíduos (45 mulheres e 19 homens) com idade acima de 18 anos. Foram coletados dados demográficos (idade, modalidade praticada, tempo de prática e frequência semanal), antropométricos (massa corporal e estatura), e influência da mídia (Sociocultural Attitudes Toward Apearance Questionnaire-3SATAQ-3). Foram realizadas comparações quanto aos dados demográficos (idade e índice de massa corporal - IMC) e de influência da mídia para os grupos: sexo (masculino e feminino) e modalidade (musculação e hidroginástica). Os indivíduos foram ainda agrupados quanto ao seu status nutricional (eutrofia, sobrepeso e obesidade) e comparados em relação à SATAQ-3. Os dados de idade e IMC foram ainda associados à influência da mídia. Os resultados apontaram que: 1não houve diferença significativa na influência da mídia entre os grupos por sexo, bem como entre os grupos por modalidade; 2Não foram encontradas diferenças para a influência da mídia entre os diferentes grupos por status nutricional; 3não houve uma correlação entre o IMC e a influência da mídia; 4não houve relação entre a idade dos pesquisados e a influência da mídia. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que tanto homes como mulheres apresentam influência da mídia na internalização da figura do corpo ideal, e que estes não diferem estatisticamente entre os grupos por sexo, por modalidades esportivas avaliadas, e ainda por status nutricional. Além disso, a idade e o IMC não estão associados à influência da mídia. Os dados da presente pesquisa permitem inferir que o modelo sociocultural de corpo ideal é internalizado entre todos os indivíduos da sociedade, independentemente do sexo, IMC e modalidade esportiva praticada. Vale ressaltar que este modelo está associado a adoção comportamentos alimentares inadequados, a insatisfação com a imagem corporal, bem como com o desenvolvimento de transtornos alimentares, requerendo atenção dos profissionais que lidam com o corpo.

Palavras-chave: imagem corporal, mídia, atividade física.

Abstract
Palavras Chave

Fernanda Dias Coelho, Luciana de Freitas Gomes, Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Maria Elisa Caputo Ferreira

Pesquisar artigos

Publicações