INFLUÊNCIA DOS MEIOS MIDIÁTICOS NA INTERNALIZAÇÃO DA FIGURA DO CORPO IDEAL ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA
Fernanda Dias Coelho, Luciana de Freitas Gomes, Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Maria Elisa Caputo Ferreira
O presente estudo teve como objetivo comparar a influência da mídia na internalização da figura do corpo ideal entre indivíduos praticantes de hidroginástica e de musculação. Participaram da amostra 64 indivíduos (45 mulheres e 19 homens) com idade acima de 18 anos. Foram coletados dados demográficos (idade, modalidade praticada, tempo de prática e frequência semanal), antropométricos (massa corporal e estatura), e influência da mídia (Sociocultural Attitudes Toward Apearance Questionnaire-3 – SATAQ-3). Foram realizadas comparações quanto aos dados demográficos (idade e índice de massa corporal - IMC) e de influência da mídia para os grupos: sexo (masculino e feminino) e modalidade (musculação e hidroginástica). Os indivíduos foram ainda agrupados quanto ao seu status nutricional (eutrofia, sobrepeso e obesidade) e comparados em relação à SATAQ-3. Os dados de idade e IMC foram ainda associados à influência da mídia. Os resultados apontaram que: 1 – não houve diferença significativa na influência da mídia entre os grupos por sexo, bem como entre os grupos por modalidade; 2 – Não foram encontradas diferenças para a influência da mídia entre os diferentes grupos por status nutricional; 3 – não houve uma correlação entre o IMC e a influência da mídia; 4 – não houve relação entre a idade dos pesquisados e a influência da mídia. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que tanto homes como mulheres apresentam influência da mídia na internalização da figura do corpo ideal, e que estes não diferem estatisticamente entre os grupos por sexo, por modalidades esportivas avaliadas, e ainda por status nutricional. Além disso, a idade e o