O KARATE-DO COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Peter Lanes Mangia
A utilização do Karate-do como instrumento de intervenção pedagógica junto a alunos portadores de necessidades educacionais especiais se dá por meio da inserção de um projeto desportivo educacional na unidade escolar, desenvolvido junto à faixa etária compreendida dos 07 aos 14 anos, com a ideia principal de apresentar suas técnicas, organizando suas ações por meio da utilização de seu vasto repertório motor, incluindo ainda a transmissão dos valores, posturas e curiosidades da cultura oriental. Tais aspectos são empregados considerando-se sua aplicabilidade enquanto atividade física, esporte educacional ou desporto de rendimento. O trabalho teve início com 80 alunos da Unidade Municipal de Ensino João Ramalho - Cubatão/SP, em atividades realizadas no contra turno escolar, com sua divisão em grupos e com frequência semanal de 02 encontros de 60 minutos cada. Inseridos neste grupo estavam alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), já conhecidos do professor, por este também ministrar aulas de educação física escolar. Neste momento, pode-se dizer que se dá o início desta observação mais específica sobre as contribuições decorrentes da prática regular da modalidade junto a este grupo de alunos, onde estavam inseridos 03 alunos com deficiência intelectual e 01 com autismo. As atividades foram desenvolvidas a partir dos conteúdos da modalidade: kata, kihon e kumite, e em relação ao seu aprendizado podemos observar as contribuições no aspecto cognitivo, motor e afetivo social durante o processo de realização das atividades e ainda no exame de graduação que objetiva uma avaliação pontual sobre os conhecimentos sobre os conteúdos desenvolvidos.
Palavras-chave: Educação, esporte, inclusão.
Peter Lanes Mangia