SATISFAÇÃO NO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM COMPARAÇÃO COM AS ACADEMIAS
Juarez Alves das Neves Júnior, Celina Mafra Guerreiro Cordeiro, Andréa Cavalcante Lima
Satisfação no trabalho é um dos conceitos mais largamente pesquisados pelas amplas áreas de estudos registradas em várias literaturas. Alguns dos conceitos que determinam a satisfação no trabalho são os elementos relacionados ao próprio trabalho: possibilidades de promoção, o fator salarial, relações com colegas e chefia. Desta forma esta pesquisa teve como objetivo identificar o grau de satisfação no trabalho do professor de Educação Física em instituições de ensino fundamental e médio privadas em comparação com academias de ginástica. A pesquisa foi realizada com a participação de uma amostra aleatória de 42 professores e acadêmicos de Educação Física numa área delimitada da região central do município de Porto Velho. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa com a aplicação de um questionário da Escala de Satisfação no Trabalho (EST). Os resultados encontrados, conforme as literaturas, afirmam que a satisfação no trabalho é um fenômeno multidimensional, e que os níveis de satisfação do trabalhador podem variar em função dos diferentes aspectos do contexto organizacional. Nessa pesquisa, constatou-se que os docentes demonstraram estar satisfeitos em três dos cinco fatores avaliados – relacionamento com os colegas, com a chefia e com a própria natureza de trabalho. Os demais quesitos avaliados, salário e promoção, receberam uma média mais baixa, logo sendo classificados dentro do nível de indiferença. Estes resultados sugerem que as Instituições devem ampliar suas políticas de gestão de pessoas.
Palavras-chave: Satisfação no trabalho, professor de Educação Física, escolas, academias.
Juarez Alves das Neves Júnior, Celina Mafra Guerreiro Cordeiro, Andréa Cavalcante Lima