BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

TRANSFORMAÇÃO PELA DOCÊNCIA: O CASO DAS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Vinícius Barbosa de Morais; Fábio Ricardo Mizuno Lemos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apontar as compreensões sobre as Práticas Corporais Alternativas (PCA) na formação de professores em Educação Física. Para isto, foram utilizados como fonte de dados, relatórios de aulas da disciplina PCA de uma instituição de ensino superior do Estado de São Paulo, elaborados no 1o semestre de 2010, no decorrer das vivências de uma turma do 3o semestre do curso de Licenciatura em Educação Física. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo, da qual, emergiram 5 categorias: “Impedir a prática de movimentos pré-estabelecidos”; “Atividades com os princípios e valores que fundamentam as PCA”; “Rompimento com os padrões”; “Relação com a competição” e “Geração de possibilidades educativas”. A partir das categorias, percebemos que as vivências das PCA indicaram um possível desenvolvimento da autonomia e do rompimento de padrões pré-estabelecidos, o que, acaba por enfatizar as mudanças propostas, e necessárias, para a Educação Física escolar.

Palavras-chave: Práticas corporais alternativas, Educação Física, mudanças.

Abstract
Palavras Chave

Vinícius Barbosa de Morais; Fábio Ricardo Mizuno Lemos

Pesquisar artigos

Publicações