A IMPLEMENTAÇÃO DAS DCE’s NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPANTES DO PDE NO PARANÁ
Arestides Pereira da Silva Júnior, Carmem Elisa Henn Brandl
As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE’s) corresponde a uma proposta educacional que dentre suas finalidades contemplam a sustentação teórico-metodológica das ações das disciplinas e o norteamento estruturado do trabalho docente, oferecendo maior legitimidade, organização e sistematização no contexto escolar. Entre os anos de 2003 e 2008 a Secretaria de Estado de Educação do Paraná no sentido de elaborar um documento democrático e de construção coletiva promoveu diversos encontros, fóruns, seminários e simpósios de estudos pedagógicos, originando as DCE’s. Desta forma, o objetivo do presente estudo é analisar como os professores de Educação Física participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) visualizam a contribuição das DCE’s e o processo de implementação e incorporação das mesmas na prática pedagógica de suas aulas. Participaram da pesquisa 42 professores de Educação Física, integrantes do PDE, com ingresso no programa nos anos de 2007 a 2010. Os dados pertinentes à pesquisa foram coletados por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores que continham perguntas abertas e fechadas. Os resultados deste estudo revelam que apenas 7,1% dos docentes não entenderam, aceitaram e incorporaram as DCE’s em sua prática pedagógica das aulas de Educação Física. Conforme o relato dos professores, constatamos que as DCEs estão contribuindo consideravelmente em suas aulas, sendo que nas respostas apresentadas nenhum professor se posicionou de forma negativa. Consequentemente em relação à avaliação que os professores fazem a respeito das DCE’s foi positiva para 90,5% dos pesquisados, principalmente tendo em vista a possibilidade de oferecimento aprofundado de embasamento teórico-metodológico especialmente dos conteúdos e metodologias.
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Educação Física. Prática Pedagógica.
Arestides Pereira da Silva Júnior, Carmem Elisa Henn Brandl