BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A IMPLEMENTAÇÃO DAS DCE’s NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPANTES DO PDE NO PARANÁ

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Arestides Pereira da Silva Júnior, Carmem Elisa Henn Brandl

Resumo

As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE’s) corresponde a uma proposta educacional que dentre suas finalidades contemplam a sustentação teórico-metodológica das ações das disciplinas e o norteamento estruturado do trabalho docente, oferecendo maior legitimidade, organização e sistematização no contexto escolar. Entre os anos de 2003 e 2008 a Secretaria de Estado de Educação do Paraná no sentido de elaborar um documento democrático e de construção coletiva promoveu diversos encontros, fóruns, seminários e simpósios de estudos pedagógicos, originando as DCE’s. Desta forma, o objetivo do presente estudo é analisar como os professores de Educação Física participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) visualizam a contribuição das DCE’s e o processo de implementação e incorporação das mesmas na prática pedagógica de suas aulas. Participaram da pesquisa 42 professores de Educação Física, integrantes do PDE, com ingresso no programa nos anos de 2007 a 2010. Os dados pertinentes à pesquisa foram coletados por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores que continham perguntas abertas e fechadas. Os resultados deste estudo revelam que apenas 7,1% dos docentes não entenderam, aceitaram e incorporaram as DCE’s em sua prática pedagógica das aulas de Educação Física. Conforme o relato dos professores, constatamos que as DCEs estão contribuindo consideravelmente em suas aulas, sendo que nas respostas apresentadas nenhum professor se posicionou de forma negativa. Consequentemente em relação à avaliação que os professores fazem a respeito das DCE’s foi positiva para 90,5% dos pesquisados, principalmente tendo em vista a possibilidade de oferecimento aprofundado de embasamento teórico-metodológico especialmente dos conteúdos e metodologias.

Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Educação Física. Prática Pedagógica.

Abstract
Palavras Chave

Arestides Pereira da Silva Júnior, Carmem Elisa Henn Brandl

Pesquisar artigos

Publicações