ATIVIDADE FÍSICA E TEMPO ÓCIO ENTRE ESCOLARES DE ESCOLAS PUBLICAS E PRIVADA NO MUNCIPIO DE PIMENTA BUENO, RONDÔNIA
Rafael Ayres Romanholo, Renata Zanette Rodrigues, Fernando Costa Baia, Joeliton Elias Pereira, Pablo Braga Viana, Adriano Robson Nogueira de Lucena
Este estudo teve por objetivo relacionar a aptidão física com a inatividade física em seu tempo ócio, entre escolares de 07 a 12 anos, divididos em dois subgrupos de 7 a 10 e 11 a 12, pensando no processo maturacional e nas diferenças entre os resultados; a pesquisa foi realizada em escolas publicas e privada de Pimenta Bueno RO. Foram realizados três testes físicos sendo eles teste de velocidade (PROESP-BR), agilidade (PROESP-BR) e Vo2 Máximo de 6 minutos (PROESP-BR) e um questionário de atividade física PAQ-C com uma validade de r=0,87, validado por Crocker et al., (1997), para isso foram coletados 155 amostras, sendo 76.77% da escola publica, e 23,23% da escola privada. Os resultados indicaram que o tempo ócio tem grande significância, com o rendimento na aptidão física dos escolares.
Palavras Chaves: Aptidão Física. Escolares. Tempo ócio.
Rafael Ayres Romanholo, Renata Zanette Rodrigues, Fernando Costa Baia, Joeliton Elias Pereira, Pablo Braga Viana, Adriano Robson Nogueira de Lucena