NOVAS MÍDIAS NO ESPORTE: UM OLHAR SOBRE O TWITTER
Flávio Rebustini; Marcelo Callegari Zanetti; Altair Moioli; Mauro Schiavon; Afonso Antonio Machado
O advento das novas mídias e o desenvolvimento das redes sociais tem criado novas dinâmicas de relacionamento. O esporte, juntamente com o universo do entretenimento, tem feito uso regular dessas novas tecnologias, inicialmente por meio dos sites dos clubes ou dos próprios atletas, e nos últimos anos com a utilização sistemática das redes sociais. Mas, como o jornalismo olha para esse fenômeno? Como é a cobertura das mídias sobre o uso dessas tecnologias pelo ambiente esportivo? O objetivo do presente estudo foi verificar como a mídia olhar para o uso das redes sociais, especialmente o twitter. Para tanto foram analisadas 14 reportagens veiculadas na internet, por meio de análise de conteúdo. Os dados foram categorizados por temas e assuntos tratados nas reportagens. Foi observado que as reportagens, de maneira geral, tentam ainda entender de forma muito superficial os efeitos dessa relação destacando a intensidade do uso, os benefícios e os possíveis riscos. O ponto de destaque é a ausência de discussões mais aprofundadas pela mídia esportiva sobre a utilização das redes sociais no esporte. A necessidade de entendimento dessa trama complexa que envolve o esporte de alto rendimento, as redes sociais e o jornalismo é mandatória para conclusões adicionais.
Palavras-chaves: Redes sociais. Twitter. Esporte. Tecnologias. Psicologia do esporte. Desenvolvimento humano.
Flávio Rebustini; Marcelo Callegari Zanetti; Altair Moioli; Mauro Schiavon; Afonso Antonio Machado