OS MOTIVOS REPONSÁVEIS PELA ADESÂO NOS PROJETOS DE EXTENSÂO EM NATAÇÂO E O EFEITO DA PARTICIPAÇÂO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DOS PARTICIPANTES.
Edson Campana Rezende, Jefferson Verbena de Freitas, Pedro Henrique Prazeres Lima, Lucimeire Aparecida Costa, Priscila Aparecida Vieira Martins, Mickaela Pereira Rosa, Edson Vieira da Fonseca Faria
A extensão universitária na universidade federal de juiz de fora é composta de diversos programas, dentre estes, se destaca os projetos de ensino a natação (Programa Primeiro Tempo e Projeto de Aprendizagem e Aperfeiçoamento em Natação). Nos projetos de extensão em natação os focos: o ensino das técnicas da modalidade, possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos e promoção da saúde e qualidade de vida nos participantes. A qualidade de vida é determinada como o reflexo do estado geral de equilíbrio entre o estado biológico, psicológico, social, emocional, mental e intelectual, resultando em sensação de bem estar, todos estes estados podem ser melhorados com a inserção em programas de atividade física. Contudo, mesmo com todos os fatores auxiliadores na promoção do estado de saúde as pessoas não inserem a prática de exercícios físicos como parte da sua rotina. No presente estudo pretende-se verificar a influência dos programas de extensão na melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de determinar quais os motivos determinantes para a inserção nos projetos de extensão promotores de atividade física. Foi utilizado um questionário no qual avaliou: os motivos que levaram os participantes a entrarem nos projetos de extensão, se houve melhoria, ou não, na qualidade de vida, a satisfação na prática da natação, os parâmetros usados para inferir sob a qualidade de vida e a alteração no convívio social daqueles que participam da extensão em natação. Como resultado 100% dos avaliados consideram a natação uma atividade prazerosa, dos motivos que levaram a inserção nos projetos de natação, vontade aprender (26,2%), necessidade médica (21,3%) e praticar uma atividade física (30,7%), são considerados os principais motivos. Ao serem questionados sobre a melhoria na qualidade de vida 95,9% confirmaram melhorias neste parâmetro e a percepção surge como principal meio de identificação desta melhoria (85,1%). Quando questionados sobre o convívio social, 71,43% relataram melhorias no convívio social. Os programas de extensão voltados ao ensino da natação promovem melhorias na qualidade de vida dos participantes e principais meios de identificação desta melhora se dão por medidas relacionadas a percepção geral e ao convívio social.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Promoção da saúde. Adesão. Programa de extensão universitária.
Edson Campana Rezende, Jefferson Verbena de Freitas, Pedro Henrique Prazeres Lima, Lucimeire Aparecida Costa, Priscila Aparecida Vieira Martins, Mickaela Pereira Rosa, Edson Vieira da Fonseca Faria