BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A INTELIGÊNCIA CORPORAL CINESTÉSICA: UMA PROPOSTA PAUTADA EM SITUAÇÕES PROBLEMA.

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Luciene Farias de Melo, Elaine Prodócimo, Carmem Elisa Henn Brandl, Vilma Leni Nista-Piccolo

Resumo

Objetivou-se identificar aspectos que permeiam a prática pedagógica do professor de Educação Física (EF), durante o desenvolvimento de estratégias pautadas em situações problema, tendo em vista a estimulação da inteligência corporal de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com uma professora de EF pertencente ao grupo de estudos (GE) que desenvolveu este estudo. A coleta de dados foi realizada pelos pesquisadores desse grupo, a partir de observações sistematizadas de nove aulas de EF desenvolvidas numa escola particular em São Paulo. Para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo baseando-se em Bardin (2007). As descrições foram feitas nos encontros do GE quando foram elencadas unidades de registro transformadas em categorias de análise. Os resultados apontaram que a professora, mesmo estando preparada para a aplicação de estratégias pautadas em situações problema, encontrou dificuldades para lidar com essa prática para estimular a inteligência corporal dos alunos em virtude de uma experiência pedagógica já consolidada em outra forma de ensino.

Palavras-chave: Inteligência. Intervenção. Educação Física.

Abstract
Palavras Chave

Luciene Farias de Melo, Elaine Prodócimo, Carmem Elisa Henn Brandl, Vilma Leni Nista-Piccolo

Pesquisar artigos

Publicações