AS SITUAÇÕES PROBLEMAS COMO PROCESSO FORMATIVO E REFLEXIVO PARA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA DOCÊNCIA
Fábio da Penha Coelho, Filomena Maria de Arruda Monteiro
Resumo:
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculada à linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Ensino Fundamental e Superior. Os principais autores que serviram como referências teóricas para a pesquisa foram: Contreras (2002), Huberman (1992), Garcia (1999), Nóvoa ( 1992, 1995a, 1995b, 2009), Zeichner (1992), Mizukami (1996, 2006), Mizukami e Reali (2002, 2005), Monteiro (2003, 2007), Suárez (2008). Este trabalho buscou investigar a aprendizagem profissional em fase inicial da docência do profissional em educação física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa, em que utilizamos como instrumento de coleta de dados um conjunto de narrativas. Utilizamos a entrevista narrativa escrita; utilizamos o trabalho de conclusão de curso (TCC) dos sujeitos, como narrativa que possa revelar dados sobre a aprendizagem profissional na formação inicial; no terceiro momento, são utilizadas as situações-problemas, aqui criadas a partir das dificuldades e/ou enfrentamentos vividos pelos sujeitos em suas práticas pedagógicas, no início da docência, como forma de desvelar dados que contribuam com a pesquisa, na percepção dos conhecimentos e práticas docentes. Os sujeitos da pesquisa são cinco professores egressos de Educação Física em início da docência, da Rede Pública de Ensino Municipal/Estadual de Cáceres MT, no ano de 2010. O estudo revela ainda que o período que marca o início da docência, pela sua complexidade, adquire importância fundamental na aprendizagem profissional do professor.
Palavras-chave: Situações Problemas. Início da docência. Educação Física.
Fábio da Penha Coelho, Filomena Maria de Arruda Monteiro