EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Suéllen Cristina Vaz de Oliveira
O presente artigo visa refletir sobre a participação e representação que as aulas de Educação Física têm para os alunos. O objetivo geral foi verificar o que as aulas de Educação Física representam para os alunos do ensino fundamental da cidade de Araxá-MG e como é a participação destes nas aulas. A pesquisa foi desenvolvida em cinco escolas públicas do munícipio, com a participação de 96 discentes. Está pesquisa é caracterizada como estudo de campo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas. Nos resultados obtidos, percebemos que o que mais representa Educação Física para os participantes deste estudo, foi o termo esporte. Sendo o futebol a modalidade esportiva mais praticada e adorada pelos meninos, em contrapartida, a menos adorada pelas meninas. O esporte é de extrema importância no âmbito educacional e nas aulas de Educação Física, mas deve ser desenvolvido na intenção de formação integral do indivíduo. É preciso ter uma escola e uma Educação Física que possibilite o crescimento do aluno por meio da oferta da diversidade cultural e com respeito às diferenças e individualidade de cada sujeito.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Esporte. Discentes.
Suéllen Cristina Vaz de Oliveira